A convivência escolar e o bullying: contribuições da psicologia moral
DOI:
https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v22n45p23-53Resumo
O bullying é compreendido como uma manifestação de violência que afeta os aspectos cognitivos e emocionais das crianças e, em consequência, prejudica a convivência escolar. Por isso necessita do desenvolvimento de intervenções capazes de minimizar esses impactos. Uma das alternativas pensadas neste artigo é a inserção do psicólogo escolar atuando na identificação, intervenção e prevenção dessa prática de violência. Nesse sentido, visando contribuir com a construção de conhecimentos acerca da importância da promoção da convivência escolar como uma ação de prevenção do bullying, essa pesquisa objetivou analisar os impactos de uma intervenção sobre a promoção da convivência escolar entre os alunos matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada no meio-oeste catarinense. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas práticas divididas em três blocos, a saber: i) instrumentos de diagnóstico; ii) instrumentos de intervenção; iii) fechamento. A análise de dados foi realizada por meio da interpretação e categorização dos resultados, associando-os com referenciais teóricos da área da Psicologia Moral. Foram organizadas no processo de análise três categorias analíticas: i) conhecendo as relações de convivência entre alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I; ii) intervenções baseadas nos pressupostos da Psicologia Moral para a promoção da convivência na escola; iii) possibilidades de promoção da convivência construídas a partir da intervenção. Por meio do desenvolvimento da pesquisa, foi possível fornecer subsídios teóricos e práticos para estudantes, bem como oferecer oportunidades de incentivo para a resolução de conflitos, melhora nas relações de convivência entre os envolvidos e ampliação de conhecimentos acerca da problemática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação: reflexões e debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.