Decolonialidade, seu giro e sua pedagogia: reflexões iniciais

Autores

  • André Luiz Sena Mariano
  • Willinis Eziquiel Borges

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v27n1p1-35

Resumo

O presente texto, de tom ensaístico, procura, num primeiro momento, apresentar discussões sobre o surgimento do pensamento decolonial, considerando o percurso do grupo Modernidade/Colonialidade, surgido a partir de teóricos/as latinoamericanos/as em meados da década de 1990. Na sequência, procura problematizar as três dimensões da colonialidade que ancoram as várias produções e reflexões do grupo (colonialidade do poder, do saber e do ser). Por fim, apresenta o giro decolonial mostrando as relações entre ele, a interculturalidade e a proposta formulada por Catherine Walsh denominada de Pedagogia Decolonial. Encerra apostando que a Pedagogia Decolonial não se configura como um modelo de organização curricular a ser seguido, mas como um projeto ético e político com potencialidades para ensejar a construção de uma educação outra, ou seja, um projeto de educação assentado em premissas diferentes daquelas atualmente hegemônicas.

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

Mariano, A. L. S., & Borges, W. E. (2024). Decolonialidade, seu giro e sua pedagogia: reflexões iniciais. Educação & Linguagem, 27(1), 1–35. https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v27n1p1-35