Percursos e utopias: fragmentos da história da educação popular na América Latina

Autores

  • César Ferreira da Silva
  • Nima Spigolon

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v27n1p313-351

Resumo

A Educação Popular tem sua história vinculada à história da América Latina. Tais cenários nos provocam a pensar possíveis intersecções entre os percursos e as utopias latino-americanas, com olhares ontológicos e históricos, imbricados ao movimento de Educação Popular no Brasil. Nesse contexto, o trabalho se orienta pela abordagem teórico-bibliográfica, através de uma perspectiva memorialística, objetiva identificar, diferentes sentidos, significados, características que ao longo de sua história foram atribuídas ao termo Popular-Cultura Popular e/ou Educação Popular, por meio de Pesquisadores(as) e Educadores(as) Populares latino-americanos precursores da Educação Popular, tanto no Brasil, quanto em outros países da América Latina, por meio de profundo mapeamento de seus percursos históricos, políticos, pedagógicos e sociais. As conclusões se abrem para o papel fundante que os movimentos sociais da América Latina, constituíram-se por meio de seus expoentes identificados no mapeamento, dos quais carregam em seu bojo a história viva da Educação Popular enquanto práxis, marcada no corpo, na memória e no céu na história da Educação Popular da América Latina.

Biografia do Autor

César Ferreira da Silva

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2023), Mestre em Educação pela mesma Universidade (2022), Graduação em Pedagogia (2022), e Bacharelado em Psicologia (2017). Especialista em Psicopedagogia (2019) e em Educação Inclusiva e Especial (2023). Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA-FE/UNICAMP) e a Rede Argonautas de Pesquisa em Antropologia e Educação (Universidade Federal Fluminense - UFF).

Nima Spigolon

Professora da Faculdade de Educação, na Universidade Estadual de Campinas. Credenciada no programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional). Coordenadora e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA). Vencedora do 1º Prêmio Jabuti Acadêmico, edição 2024, na categoria Educação e Ensino, com a obra: “Elza Freire e Paulo Freire: noites de exílio, dias de utopia”, publicada pela Editora Pangeia

Downloads

Publicado

2024-10-14

Como Citar

Ferreira da Silva, C., & Spigolon, N. (2024). Percursos e utopias: fragmentos da história da educação popular na América Latina. Educação & Linguagem, 27(1), 313–351. https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v27n1p313-351