Percursos e utopias: fragmentos da história da educação popular na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v27n1p313-351Resumo
A Educação Popular tem sua história vinculada à história da América Latina. Tais cenários nos provocam a pensar possíveis intersecções entre os percursos e as utopias latino-americanas, com olhares ontológicos e históricos, imbricados ao movimento de Educação Popular no Brasil. Nesse contexto, o trabalho se orienta pela abordagem teórico-bibliográfica, através de uma perspectiva memorialística, objetiva identificar, diferentes sentidos, significados, características que ao longo de sua história foram atribuídas ao termo Popular-Cultura Popular e/ou Educação Popular, por meio de Pesquisadores(as) e Educadores(as) Populares latino-americanos precursores da Educação Popular, tanto no Brasil, quanto em outros países da América Latina, por meio de profundo mapeamento de seus percursos históricos, políticos, pedagógicos e sociais. As conclusões se abrem para o papel fundante que os movimentos sociais da América Latina, constituíram-se por meio de seus expoentes identificados no mapeamento, dos quais carregam em seu bojo a história viva da Educação Popular enquanto práxis, marcada no corpo, na memória e no céu na história da Educação Popular da América Latina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação & Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.