Educação em Tempo de Pandemia e a desigualdade social: Considerações do ensino remoto no Estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p69-90Palavras-chave:
Ensino Remoto. COVID 19. Desigualdade Social. Conhecimento.Resumo
A pandemia originada pela COVID-19 novo agente do Coronavírus (SARS-CoV-2), desencadeou em 2020 alterações no modo de realização das atividades escolares. Considerando as particularidades dessa realidade, o objetivo deste estudo é discutir a implementação do ensino remoto no estado do Paraná. Trata-se de um estudo teórico, buscando apoio nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético e em autores que permitem compreender as contradições que envolvem a sociedade capitalista e, documental amparando-se no Ofício 040/2020 DEDUC/SEED que rege o planejamento das avaliações escolares. Os resultados apontam que com a implementação desse ensino tem-se agravado a desigualdade social; nem todos têm acesso aos meios utilizados, e o papel do professor adquiriu outro contorno em que o processo ensino aprendizagem tem se dado de maneira fragmentada, isolada, com valorização dos aspectos quantitativos e minimizando a importância do conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação & Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.