Educação em Tempo de Pandemia e a desigualdade social: Considerações do ensino remoto no Estado do Paraná

Autores

  • Solange de Castro
  • Elisabeth Rossetto

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p69-90

Palavras-chave:

Ensino Remoto. COVID 19. Desigualdade Social. Conhecimento.

Resumo

A pandemia originada pela COVID-19 novo agente do Coronavírus (SARS-CoV-2), desencadeou em 2020 alterações no modo de realização das atividades escolares. Considerando as particularidades dessa realidade, o objetivo deste estudo é discutir a implementação do ensino remoto no estado do Paraná. Trata-se de um estudo teórico, buscando apoio nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético e em autores que permitem compreender as contradições que envolvem a sociedade capitalista e, documental amparando-se no Ofício 040/2020 DEDUC/SEED que rege o planejamento das avaliações escolares. Os resultados apontam que com a implementação desse ensino tem-se agravado a desigualdade social; nem todos têm acesso aos meios utilizados, e o papel do professor adquiriu outro contorno em que o processo ensino aprendizagem tem se dado de maneira fragmentada, isolada, com valorização dos aspectos quantitativos e minimizando a importância do conhecimento.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Castro, S. de, & Rossetto, E. (2024). Educação em Tempo de Pandemia e a desigualdade social: Considerações do ensino remoto no Estado do Paraná. Educação & Linguagem, 24(1), 69–90. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p69-90

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Direitos Humanos: olhares interdisciplinares