v. 24 n. 1 (2021): Educação & Linguagem, jan.-jun.

Publicado: 2024-07-25

Dossiê: Educação e Direitos Humanos: olhares interdisciplinares

  • Apresentação do Dossiê

    Cristina Miyuki Hashizume, Sergio Marcus Nogueira Tavares
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p1-2
  • Bullying homofóbico y vulnerabilidad de estudiantes LGBT+ en escuelas brasileñas: un ensayo crítico

    Emerson Vicente da Cruz, Henrique Caetano Nardi, Elka Lima Hostensky, Lucas Rech da Silva, Esteve Espelt
    3-25
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p3-25
  • Discursos docentes sobre a “aceitação” da inclusão de pessoas trans na escola

    Gisele Martins Ferreira, Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda
    27-47
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p27-47
  • Representatividade feminina e relações de gênero em um livro de inglês aprovado pelo PNLD

    Daniela Conegatti
    49-68
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p49-68
  • Educação em Tempo de Pandemia e a desigualdade social: Considerações do ensino remoto no Estado do Paraná

    Solange de Castro, Elisabeth Rossetto
    69-90
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p69-90
  • Possibilidades no contexto de aulas remotas – avaliação da habilidade de leitura através de aplicativo de mensagens instantâneas

    Blenda Priscila Alencar
    91-103
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p91-103
  • Representações e identidades juvenis na sociedade atual: padronizações e estereótipos

    Crislaine Pereira de Lima, Cristina Satiê de Oliveira Pátaro, Adriana Delmira Mendes Polato
    105-124
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p105-124
  • A Educação Popular na Venezuela (a Missão Ribas sob a Presidência de Hugo Chávez)

    Alzira Lobo de Arruda Campos, Maria Auxiliadora Fontana Baseio, Deise da Rosa Oliveira
    125-147
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p125-147
  • Educação, direitos humanos e inclusão: as relações entre educação e saúde no acompanhamento de alunos com problemas de aprendizagem

    Cristina Miyuki Hashizume
    149-163
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p149-163
  • Percepção dos professores de educação física e pedagogia com relação à ludicidade no processo de ensino e aprendizagem

    João Paulo da Silva Maciel
    165-182
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p165-182
  • Resenha - Um olhar sobre a educação escolar indígena no século XXI

    Hellen Cristina Picanço Simas, Cassandra Augusta Rodrigues Nascimento
    183-187
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p183-187

Artigos

  • Gestão estratégica de matriculas no ensino superior: operacionalização

    Alvaro Martins Fernades Junior, Siderly do Carmo Dahle de Almeida, Fernando José de Almeida
    189-206
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p189-206
  • Em busca de leitores inábeis: a luta popular pela expansão do Ensino Secundário e o ensino de História nas décadas de 1950-1970

    Diogo dos Santos Brauna, Rafael Lopes de Sousa, Luiz Antonio Dias
    207-224
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p207-224
  • Prática Colaborativa de Ensino Híbrido: uso de smartphone no Design de aula de inglês

    Willian Rufato da Silva, Marilene Santana dos Santos Garcia
    225-243
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p225-243
  • Matemática de Singapura: gamificações para o ensino fundamental

    Germano Bruno Afonso, Melissa Samantha Holetz
    245-265
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p245-265
  • A Educação na Encruzilhada: o Pensamento Conservador da Escola Sem Partido versus o Pensamento Libertador de Paulo Freire

    Rafael Lopes de Sousa, Luiz Antonio Dias
    267-287
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p267-287
  • La educación de la mirada: el mito de la Gigantomaquia en el arte como herramienta propagandística a lo largo de la historia

    Elena Bellido-Pérez
    289-304
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p289-304
  • Avaliação da/na educação superior: a contraface da qualidade

    Fabiana Cabrera Silva Santos, Sergio Marcus Nogueira Tavares
    305-319
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p305-319