Matemática de Singapura: gamificações para o ensino fundamental

Autores

  • Germano Bruno Afonso
  • Melissa Samantha Holetz

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p245-265

Resumo

O objetivo desse projeto é desenvolver um jogo para trabalhar operações matemáticas básicas e frações no Ensino Fundamental que possa ser aplicado nas escolas brasileiras usando o que foi estudado sobre a Metodologia de resolução de problemas e as ferramentas didáticas utilizadas no ensino da Matemática de Singapura. Para o desenvolvimento desse trabalho foram realizadas as seguintes atividades: levantamento de material bibliográfico baseado na análise de uma sequência de atividades selecionadas de uma coleção de livros didáticos de Singapura; investigação de uma gamificação dessa metodologia através da resolução de problemas; experimentação dessa estratégia; observação e aplicação de questionários e análise dos mesmos. Após criação e aplicação do jogo, observou-se que essa metodologia facilita o entendimento dos problemas pelos alunos, por meio do uso contínuo de desenhos, esquemas e ferramentas.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Afonso, G. B., & Holetz, M. S. (2024). Matemática de Singapura: gamificações para o ensino fundamental. Educação & Linguagem, 24(1), 245–265. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p245-265