Discursos docentes sobre a “aceitação” da inclusão de pessoas trans na escola
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p27-47Palavras-chave:
Trans, gênero, escola públicaResumo
As pessoas trans estão expostas a diversas vulnerabilidades na sociedade. Este artigo objetiva conhecer as dificuldades de “aceitação” das pessoas trans na comunidade escolar da rede estadual da região do ABC Paulista, com base nos discursos docentes e da gestão. Para tanto, foram realizadas entrevistas com quatro professores e três membros da equipe de gestão escolar, em uma escola que recebeu alunos trans. Os dados foram submetidos à análise de discurso. Os principais entraves para a inclusão de pessoas trans estão relacionados à genitalização de relações sociais por parte dos docentes e à falta de apoio familiar. O acolhimento é facilitado a partir da ação de uma equipe gestora engajada com a questão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação & Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.