Discursos docentes sobre a “aceitação” da inclusão de pessoas trans na escola

Authors

  • Gisele Martins Ferreira
  • Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p27-47

Keywords:

Trans, gênero, escola pública

Abstract

As pessoas trans estão expostas a diversas vulnerabilidades na sociedade. Este artigo objetiva conhecer as dificuldades de “aceitação” das pessoas trans na comunidade escolar da rede estadual da região do ABC Paulista, com base nos discursos docentes e da gestão. Para tanto, foram realizadas entrevistas com quatro professores e três membros da equipe de gestão escolar, em uma escola que recebeu alunos trans. Os dados foram submetidos à análise de discurso. Os principais entraves para a inclusão de pessoas trans estão relacionados à genitalização de relações sociais por parte dos docentes e à falta de apoio familiar. O acolhimento é facilitado a partir da ação de uma equipe gestora engajada com a questão.

Published

2024-07-25

How to Cite

Ferreira, G. M., & Miranda, M. A. G. de C. (2024). Discursos docentes sobre a “aceitação” da inclusão de pessoas trans na escola. Educação & Linguagem, 24(1), 27–47. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p27-47

Issue

Section

Dossiê: Educação e Direitos Humanos: olhares interdisciplinares