Avaliação da/na educação superior: a contraface da qualidade

Autores

  • Fabiana Cabrera Silva Santos
  • Sergio Marcus Nogueira Tavares

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p305-319

Resumo

Este artigo se propõe a refletir sobre a avaliação da educação superior que constrói novas semânticas e propõe novas relações para pensar sua qualidade, a partir das reformas da educação superior da década de 1990. Para tal, põe em debate os processos avaliativos engendrados nos discursos neoliberais emergentes pelos reformistas da educação. Evidencia-se que o debate sobre o tema precisa avançar para além do “quanto” (ênfase no quantitativo) e perseguir o “por quê”(ênfase no qualitativo), que apresenta novas narrativas e sugere práxis que enaltecem os processos e não apenas os resultados. Desta forma, o texto objetiva elucidar o potencial pedagógico e institucional da avaliação – interna e externa – no ensino superior quando compreendida como componente do ato educativo.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Santos, F. C. S., & Tavares, S. M. N. (2024). Avaliação da/na educação superior: a contraface da qualidade. Educação & Linguagem, 24(1), 305–319. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p305-319

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