Prática Colaborativa de Ensino Híbrido: uso de smartphone no Design de aula de inglês

Autores

  • Willian Rufato da Silva
  • Marilene Santana dos Santos Garcia

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p225-243

Resumo

O objetivo deste estudo é aprofundar o conhecimento de como dispositivos móveis transformam-se em plataformas para ancorar atividades educacionais híbridas, ocupando espaços mediados por tecnologias no espaço de sala de aula. Na prática, trata-se do uso de smartphones, celulares e tablets para envolver alunos e professores em atividades que qualifiquem esses contextos de aprendizagem. Esse estudo apresenta orientações sobre algumas práticas pedagógicas colaborativas aplicadas com dispositivos móveis e avalia de que forma os professores se sentem com tais aplicações. A pesquisa é de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, em que cinco professores foram convidados a participar de atividades pedagógicas híbridas, com uso de celulares móveis e do aplicativo Duolingo, trabalhado na disciplina de língua inglesa em uma escola pública. Como resultados constatou-se que práticas com Mobile Learning abrem oportunidades para o uso de recursos tecnológicos digitais, como objetos de aprendizagem, aplicativos, músicas, micro-conteúdos, sites entre outros, com apoio de metodologias ativas e quando bem contextualizadas, melhoram competências socioemocionais e culturais e trazem mais motivação à aprendizagem. Paa tanto, foram definidos dez (10) indicadores para realização dessas atividades híbridas. Foram tomados os seguintes autores para apoios teóricos basais: Starker & Horn (2015), Filatro (2018), Garcia (2016), Moran (2018), Bacich (2018), Ladd (2009), Campbell (2012) , Cechinel (2017).

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Rufato da Silva, W., & Garcia, M. S. dos S. (2024). Prática Colaborativa de Ensino Híbrido: uso de smartphone no Design de aula de inglês . Educação & Linguagem, 24(1), 225–243. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p225-243