Representatividade feminina e relações de gênero em um livro de inglês aprovado pelo PNLD

Autores

  • Daniela Conegatti

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p49-68

Palavras-chave:

Gênero; Livro didático; Inglês.

Resumo

Este artigo apresenta os dados da análise de um livro didático aprovado pelo PNLD de 2018, para o ensino de língua inglesa, no que tange questões de gênero e sexualidade. O referencial teórico compreendeu os estudos de gênero e sexualidade, com base em Louro (2000; 2004; 1997), Weeks (2000) e Butler (2004), e a metodologia, a análise de discurso com base em Foucault (1989; 2005) e a desconstrução por meio da perspectiva Queer. O trabalho analítico evidenciou como o livro recorreu a lugares normativos de gênero e sexualidade para produzir conhecimento em língua inglesa.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Conegatti, D. (2024). Representatividade feminina e relações de gênero em um livro de inglês aprovado pelo PNLD. Educação & Linguagem, 24(1), 49–68. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p49-68

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Direitos Humanos: olhares interdisciplinares