Representatividade feminina e relações de gênero em um livro de inglês aprovado pelo PNLD
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p49-68Palavras-chave:
Gênero; Livro didático; Inglês.Resumo
Este artigo apresenta os dados da análise de um livro didático aprovado pelo PNLD de 2018, para o ensino de língua inglesa, no que tange questões de gênero e sexualidade. O referencial teórico compreendeu os estudos de gênero e sexualidade, com base em Louro (2000; 2004; 1997), Weeks (2000) e Butler (2004), e a metodologia, a análise de discurso com base em Foucault (1989; 2005) e a desconstrução por meio da perspectiva Queer. O trabalho analítico evidenciou como o livro recorreu a lugares normativos de gênero e sexualidade para produzir conhecimento em língua inglesa.
Downloads
Publicado
2024-07-25
Como Citar
Conegatti, D. (2024). Representatividade feminina e relações de gênero em um livro de inglês aprovado pelo PNLD. Educação & Linguagem, 24(1), 49–68. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p49-68
Edição
Seção
Dossiê: Educação e Direitos Humanos: olhares interdisciplinares
Licença
Copyright (c) 2024 Educação & Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.