Percepção dos professores de educação física e pedagogia com relação à ludicidade no processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • João Paulo da Silva Maciel

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p165-182

Palavras-chave:

Educação Física; Pedagogia; Professores; Ludicidade; Educação Infantil.

Resumo

O objetivo do presente texto foi de analisar a percepção dos professores de Educação Física e Pedagogia com relação à ludicidade no processo de ensino e aprendizagem decrianças na educação infantil. Sendo assim esta pesquisa foi realizada por meio de um levantamento de abordagem quantitativa e qualitativa, de campo, pelo método descritivo exploratório com delineamento de corte transversal. A amostra foi constituída de (n=12) professores de Educação Física e Pedagogia. Foi utilizado como instrumentos um questionário sociodemográfico e um questionário estruturado elaborado pelo orientador e pesquisador, contendo alguns dados pessoais e informações sobre o estudo. Conclui-se que a ludicidade nas aulas da Educação da Infantil é de suma importância no desenvolvimento da criança, pois através das atividades lúdicas e recreativas aplicadas, consegue ajudar a desenvolver o ensino e aprendizagem da criança, como também os aspectos cognitivos, afetivos e motores.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Maciel, J. P. da S. (2024). Percepção dos professores de educação física e pedagogia com relação à ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. Educação & Linguagem, 24(1), 165–182. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p165-182

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Direitos Humanos: olhares interdisciplinares