Possibilidades no contexto de aulas remotas – avaliação da habilidade de leitura através de aplicativo de mensagens instantâneas

Autores

  • Blenda Priscila Alencar

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p91-103

Palavras-chave:

Alfabetização, WhatsApp, Aulas Remotas.

Resumo

Diante do cenário de isolamento social foi necessário a idealização de novos procedimentos para que ocorressem as aulas remotas objetivando a continuação e a construção da aprendizagem. Aproveitando o potencial da comunicação no universo digital e considerando a realidade do grupo pesquisado este trabalho teve como objetivo verificar a possibilidade da utilização do WhatsApp como recurso para a avaliação da habilidade leitora de alunos do 2º ano do ensino fundamental. A pesquisa de cunho qualitativo adotou o aplicativo de mensagens instantâneas para o acompanhamento da aprendizagem e avaliação da leitura dos alunos. Foi utilizada como referência o quadro de sistematização de acompanhamento por aluno para a avaliação da leitura do Programa Aprendizagem na Idade Certa – MAISPAIC. Conclui-se que o aplicativo WhatsApp proporciona um ambiente digital de interação entre professor e aluno que possibilita o acompanhamento da leitura dos educandos contribuindo para o processo de alfabetização e letramento.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Alencar, B. P. (2024). Possibilidades no contexto de aulas remotas – avaliação da habilidade de leitura através de aplicativo de mensagens instantâneas. Educação & Linguagem, 24(1), 91–103. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p91-103

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Direitos Humanos: olhares interdisciplinares