A Educação Popular na Venezuela (a Missão Ribas sob a Presidência de Hugo Chávez)
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p125-147Resumo
O significado de “educação popular”, tornado central nas políticas dos estados ocidentais no século XIX, é analisado no exemplo venezuelano, como um dos elementos principais do regime bolivarianista de Hugo Chávez, que propunha democratizar o acesso de toda a população ao sistema de ensino, por meio das chamadas “Missões Bolivarianas”, das quais selecionamos a “Missão Ribas”. O objetivo principal é o de contribuir para o conhecimento das relações da “educação popular” com a práxis de uma campanha de forte impacto, tanto na realidade objetiva da sociedade, quanto no subjetivismo ideológico da fidelidade aos princípios tidos como fundamentos da educação bolivariana. O espaço geográfico é o da Venezuela, em geral, e o de Caicara del Orinoco, em particular, uma cidade do interior venezuelano, na qual observamos a ação direta da política educativa bolivariana, efetivada em salas de aula, junto a professores e alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação & Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.