A Educação Popular na Venezuela (a Missão Ribas sob a Presidência de Hugo Chávez)

Autores

  • Alzira Lobo de Arruda Campos
  • Maria Auxiliadora Fontana Baseio
  • Deise da Rosa Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p125-147

Resumo

O significado de “educação popular”, tornado central nas políticas dos estados ocidentais no século XIX, é analisado no exemplo venezuelano, como um dos elementos principais do regime bolivarianista de Hugo Chávez, que propunha democratizar o acesso de toda a população ao sistema de ensino, por meio das chamadas “Missões Bolivarianas”, das quais selecionamos a “Missão Ribas”. O objetivo principal é o de contribuir para o conhecimento das relações da “educação popular” com a práxis de uma campanha de forte impacto, tanto na realidade objetiva da sociedade, quanto no subjetivismo ideológico da fidelidade aos princípios tidos como fundamentos da educação bolivariana. O espaço geográfico é o da Venezuela, em geral, e o de Caicara del Orinoco, em particular, uma cidade do interior venezuelano, na qual observamos a ação direta da política educativa bolivariana, efetivada em salas de aula, junto a professores e alunos.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Campos, A. L. de A., Baseio, M. A. F., & Oliveira, D. da R. (2024). A Educação Popular na Venezuela (a Missão Ribas sob a Presidência de Hugo Chávez). Educação & Linguagem, 24(1), 125–147. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n1p125-147

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Direitos Humanos: olhares interdisciplinares