Freire e Morin: concepções que confluem para resgatar a humanização na educação
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p23-36Resumo
Este ensaio tem o objetivo de promover reflexões a respeito da concepção humanista libertadora a partir da obra de Paulo Freire, examinando as categorias diálogo e problematização, as quais são mobilizadoras do empoderamento do sujeito para promover a mudança de sua realidade, em articulação com as ideias de Edgar Morin acerca do conceito de compreensão. Trata-se de um estudo bibliográfico com foco na educação humanista e nas aproximações de dois autores centenários. Os achados do estudo procuram discutir a adoção de uma educação que conscientize o indivíduo sobre a sua realidade, por meio do conhecimento de seu contexto, da compreensão com a finalidade de assumir o seu papel de sujeito histórico. Para tanto, os argumentos apresentados evidenciam as características de uma sociedade de resultados que precisa ser transformada por uma proposta humanizadora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação & Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.