Freire e Morin: concepções que confluem para resgatar a humanização na educação

Autores

  • Marisa Garbellini Sensato
  • Ana Maria Di Grado Hessel

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p23-36

Resumo

Este ensaio tem o objetivo de promover reflexões a respeito da concepção humanista libertadora a partir da obra de Paulo Freire, examinando as categorias diálogo e problematização, as quais são mobilizadoras do empoderamento do sujeito para promover a mudança de sua realidade, em articulação com as ideias de Edgar Morin acerca do conceito de compreensão. Trata-se de um estudo bibliográfico com foco na educação humanista e nas aproximações de dois autores centenários. Os achados do estudo procuram discutir a adoção de uma educação que conscientize o indivíduo sobre a sua realidade, por meio do conhecimento de seu contexto, da compreensão com a finalidade de assumir o seu papel de sujeito histórico. Para tanto, os argumentos apresentados evidenciam as características de uma sociedade de resultados que precisa ser transformada por uma proposta humanizadora.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Sensato, M. G., & Ana Maria Di Grado Hessel. (2024). Freire e Morin: concepções que confluem para resgatar a humanização na educação. Educação & Linguagem, 24(2), 23–36. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p23-36

Edição

Seção

Dossiê: Centenário de Paulo Freire e Edgar Morin