Paulo Freire e Edgar Morin: duas vozes centenárias da educação

Autores

  • Maria José de Pinho
  • Fabíola Andrade Pereira
  • Maria José da Silva Morais

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p47-61

Resumo

O presente texto tem como objetivo provocar um diálogo baseado na interlocução epistemológica entre Paulo Freire e Edgar Morin, ambos referência na educação mundial. As duas vozes se cruzarão a partir da análise pautada na categoria do diálogo e oferecerá ao leitor um percurso pelas reflexões e contribuições para a formação integral do sujeito através de uma teia de saberes. Nesse sentido, nossas ideias se unirão nesse exercício de tecer a fim de pensar a educação numa perspectiva dialógica, a partir do pensar complexo, buscamos celebrar o centenário desses patronos da educação. Assim, inferimos ser indispensável que as instituições de ensino se comprometam com a formação do sujeito na dimensão da abertura, do diálogo, da integração e religação do conhecimento. Esses elementos predispõem práticas educativas transformadoras, além de estabelecer um novo diálogo entre os saberes, as atitudes e a organização do cenário educativo no século XXI.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

José de Pinho, M., Pereira, F. A., & Morais, M. J. da S. (2024). Paulo Freire e Edgar Morin: duas vozes centenárias da educação. Educação & Linguagem, 24(2), 47–61. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p47-61

Edição

Seção

Dossiê: Centenário de Paulo Freire e Edgar Morin