A complementaridade de um diálogo entre Paulo Freire e Edgar Morin

Autores

  • Maximina Maria Freire
  • Karin Claudia Nin Brauer

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p63-82

Resumo

No ano em que se comemora o centenário de nascimento (1921-2021) de Paulo Freire e de Edgar Morin, expoentes universais do pensamento humano, influentes na vida e na educação dos séculos XX e XXI, nosso objetivo é, neste artigo, promover um diálogo epistemológico entre esses autores, discutindo, primeiramente, o significado dos conceitos freirianos de leitura e palavramundo, e a preocupação moriniana pelo conhecimento e sua organização, o pensamento complexo e a construção do conhecimento pertinente. Apresentados os autores e seus argumentos, articulamos os construtos que distinguem cada um, evidenciando em que dimensão a proposta libertadora de Freire se conecta ao pensamento complexo de Morin, enredando uma teia dinâmica na qual emancipação se embasa no saber pertinente que, em um ciclo recursivo, promove transformação e libertação.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Freire, M. M., & Brauer, K. C. N. (2024). A complementaridade de um diálogo entre Paulo Freire e Edgar Morin. Educação & Linguagem, 24(2), 63–82. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p63-82

Edição

Seção

Dossiê: Centenário de Paulo Freire e Edgar Morin