Atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire em tempos de pandemia (Covid-19): enfrentamentos e (re)invenções

Autores

  • Luciana Miyuki Sado Utsumi

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p193-218

Resumo

O artigo se propõe a revisitar o pensamento pedagógico de Paulo Freire, a fim de articulá-lo na compreensão e no enfrentamento do contexto da escolarização em tempos de pandemia (Covid-19). Tem como objetivo situar o pensamento pedagógico de Freire em função das demandas do tempo presente, de modo a lançar provocações e possibilidades para o futuro da escolarização. O recorte bibliográfico do pensamento pedagógico de Freire se põe em diálogo com estudiosos da obra freiriana, de maneira que podemos concluir que o pensamento pedagógico de Paulo Freire é atual e atemporal, uma vez que confere sustentação teórica e prática aos educadores com esperança por tempos de superação dos desafios em contextos pandêmicos e pós-pandêmicos de escolarização.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Utsumi, L. M. S. (2024). Atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire em tempos de pandemia (Covid-19): enfrentamentos e (re)invenções. Educação & Linguagem, 24(2), 193–218. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p193-218

Edição

Seção

Dossiê: Centenário de Paulo Freire e Edgar Morin