A escola, a pobreza, a distância e o trabalho infantil: o desafio da frequência na escola de primeiras letras da freguesia de São Bernardo (1830 – 1864)

Autores

  • Adriana Santiago
  • Cláudia Panizzolo

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p289-307

Resumo

No dia 17 de março de 1830 foi criada a primeira escola de Primeiras Letras na Freguesia de São Bernardo. Este artigo tem por objetivo compreender como se deu a implantação dessa escola identificando os desafios enfrentados, sobretudo em relação à frequência escolar das crianças. A pesquisa de cunho historiográfico tomou como fontes documentais os ofícios redigidos pelo professor e inspetor da escola, entre os anos de 1830 a 1864, que se encontram depositados no Arquivo do Estado de São Paulo. Buscou em Sharpe (2011) o aporte teórico com vistas a verificar as condições de funcionamento da primeira escola pública e os desafios enfrentados em relação ao acesso escolar, sobretudo pelas classes menos abastadas da sociedade. Como conclusão é possível afirmar que as condicionantes econômicas e socioculturais impactaram a frequência dos alunos à primeira escola de São Bernardo.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Santiago, A., & Panizzolo, C. (2024). A escola, a pobreza, a distância e o trabalho infantil: o desafio da frequência na escola de primeiras letras da freguesia de São Bernardo (1830 – 1864). Educação & Linguagem, 24(2), 289–307. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p289-307