O retorno à casa: uma revisão sistemática sobre Homeschooling e Autismo

Autores

  • Telma Maria Duarte Rodrigues
  • Miria Benincasa
  • Hilda Rosa Capelão Avoglia

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p335-351

Palavras-chave:

Homeschooling; Familiares; Autismo; Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Resumo

A educação doméstica - homeschooling - vem se constituindo em uma preocupação no âmbito da legislação dos direitos assim como para os processos psicoeducativos e a sociedade em geral. A questão se torna ainda mais complexa no contexto específico de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim, o objetivo desse estudo foi discutir a efetividade do homeschooling e, em especial, no caso de pessoas com TEA. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica sistemática, utilizando desenho metodológico PRISMA. Desse modo, foram usados como descritores: homeschooling, família e autismo, a partir das bases de dados: Bibliotecs Virtual de Saúde (BVS-PSI), SCIELO, Periódicos CAPES e Education Resources Information Center – ERIC, considerando o período de janeiro de 2009 a dezembro de 2019. Os resultados, após o processo de sistematização com uso dos referidos descritores, somaram 6 artigos que apontaram os resultados da pesquisa. Foi possível identificar que, segundo familiares, a escolha dessa estratégia educativa ocorre a partir do fracasso escolar e das dificuldades de inclusão social, sendo mais acentuados no caso de familiares de crianças com TEA. Os resultados apontam tratar-se de uma escolha de vida que envolve a todos, a falta de conteúdos e ações escolares e o prejuízo nas relações familiares. A análise indicou ainda a necessidade da proposição de políticas públicas subsidiadas cientificamente e pertinentes a realidade da complexidade dessa demanda.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Rodrigues, T. M. D., Benincasa, M., & Avoglia, H. R. C. (2024). O retorno à casa: uma revisão sistemática sobre Homeschooling e Autismo . Educação & Linguagem, 24(2), 335–351. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p335-351