O retorno à casa: uma revisão sistemática sobre Homeschooling e Autismo
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p335-351Palavras-chave:
Homeschooling; Familiares; Autismo; Transtorno do Espectro Autista (TEA).Resumo
A educação doméstica - homeschooling - vem se constituindo em uma preocupação no âmbito da legislação dos direitos assim como para os processos psicoeducativos e a sociedade em geral. A questão se torna ainda mais complexa no contexto específico de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim, o objetivo desse estudo foi discutir a efetividade do homeschooling e, em especial, no caso de pessoas com TEA. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica sistemática, utilizando desenho metodológico PRISMA. Desse modo, foram usados como descritores: homeschooling, família e autismo, a partir das bases de dados: Bibliotecs Virtual de Saúde (BVS-PSI), SCIELO, Periódicos CAPES e Education Resources Information Center – ERIC, considerando o período de janeiro de 2009 a dezembro de 2019. Os resultados, após o processo de sistematização com uso dos referidos descritores, somaram 6 artigos que apontaram os resultados da pesquisa. Foi possível identificar que, segundo familiares, a escolha dessa estratégia educativa ocorre a partir do fracasso escolar e das dificuldades de inclusão social, sendo mais acentuados no caso de familiares de crianças com TEA. Os resultados apontam tratar-se de uma escolha de vida que envolve a todos, a falta de conteúdos e ações escolares e o prejuízo nas relações familiares. A análise indicou ainda a necessidade da proposição de políticas públicas subsidiadas cientificamente e pertinentes a realidade da complexidade dessa demanda.
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