Direitos Humanos na Educação: análise das publicações divulgadas na mídia digital no período de 2000 a 2016

Autores

  • Janaina da Silva Gonçalves Fernandes
  • Carolina Ferreira Barros Klumpp
  • Marcia Siqueira de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p449-474

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar e analisar o que tem sido divulgado na mídia digital escrita sobre o tema Direitos Humanos na área da educação. Para isto foram coletadas reportagens publicadas no website do jornal Folha de São Paulo no período de 2000 a 2016 utilizando-se o descritor direitos humanos. Os dados coletados foram organizados e preparados no programa Open Office e, com o apoio do software IRAMUTEQ (Interface de R Pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires): foram realizadas as seguintes análises: Análise de similitude, Análise Fatorial por Correspondência, Classificação Hierárquica Descendente e Nuvem de Palavras. Os resultados apontaram para seis classes sobre o tema proposto: políticas públicas para povos e comunidades; violência escolar; promoção de políticas públicas; paz mundial; educação formal em direitos humanos; ativismo estudantil. Concluiu-se que, apesar dos avanços das questões legais e conceituais dos direitos humanos ligados à educação, ainda há um percurso desafiador e extenso para que esses direitos possam ser materializados na atualidade e contexto brasileiro. 

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Fernandes, J. da S. G., Klumpp, C. F. B., & Siqueira de Andrade, M. (2024). Direitos Humanos na Educação: análise das publicações divulgadas na mídia digital no período de 2000 a 2016. Educação & Linguagem, 24(2), 449–474. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v24n2p449-474