Roger Chartier nas produções discentes stricto sensu em Educação da Universidade Federal da Paraíba

Autores

  • Vanusa Nascimento Sabino Neves
  • Charliton José dos Santos Machado

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p1-21

Resumo

Objetivou-se compreender as discussões centrais suscitadas nas produções
discentes stricto sensu do Programa de Pós-Graduação em Educação
da Universidade Federal da Paraíba, no período de 2005 a 2021, sobre as
concepções teórico-metodológicas difundidas por Roger Chartier. Metodologicamente,
optou-se pela pesquisa estado da questão, que considerou 25
teses e 53 dissertações. Realizou-se análise de conteúdo, da qual emergiram
as categorias: livros didáticos e práticas de leitura; circulação de ideias pedagógicas
em impressos; trajetórias de intelectuais; (auto)biografias; gênero;
práticas educativas; e instituições escolares. As discussões indicaram que o
ideário historiográfico de Chartier favoreceu o entendimento dos fenômenos
educativos em suas diversas imbricações. Nessa construção, a linha de
pesquisa História da Educação destaca-se em maior número de produções.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Neves, V. N. S., & Machado, C. J. dos S. (2024). Roger Chartier nas produções discentes stricto sensu em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Educação & Linguagem, 25(1), 1–21. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p1-21

Edição

Seção

Dossiê: Ricoeur e Chartier: (des)dobras e entrelaces na pesquisa em educação