Os discursos em suas materialidades: as contribuições do conceito de representação nas obras de Francisco Furtado Mendes Vianna (1908-1911)

Autores

  • Alessandra Melo Secundo Paulino

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p49-68

Palavras-chave:

Chartier; Representação; Materialidade; Série “Leituras Infantis”; Francisco Furtado Mendes Vianna.

Resumo

O presente artigo a presente visa apresentar as contribuições de Chartier
(1990; 1996) e os seus conceitos de representação e materialidade para a
compreensão de infância presente na série graduada intitulada “Leituras
Infantis”, composta pelas obras: Cartilha: Leituras Infantis (1911?); Primeiro
Livro de Leituras Infantis (1908), Segundo Livro de Leituras Infantis (1908) e
Terceiro Livro de Leituras Infantis (1908), do autor Francisco Furtado Mendes
Vianna. Por resultados obtidos, identificou-se a representação de infância
republicana presente nas obras de Francisco Vianna, como também
o objetivo principal em suas narrativas: a intencionalidade em apresentar
os comportamentos considerados construtivos e destrutivos, seguindo a
lógica positivista comtiana.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Paulino, A. M. S. (2024). Os discursos em suas materialidades: as contribuições do conceito de representação nas obras de Francisco Furtado Mendes Vianna (1908-1911). Educação & Linguagem, 25(1), 49–68. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p49-68

Edição

Seção

Dossiê: Ricoeur e Chartier: (des)dobras e entrelaces na pesquisa em educação