Quando quem ensina de repente aprende: relato de experiências de mestres aprendendo “o novo”

Autores

  • Rita Cristiana Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p151-175

Resumo

Este texto reflete sobre um curso de formação docente, que fez parte
de uma pesquisa-ação e extensão universitária, com sujeitos de Belém/
PB, Pirpirituba/PB e Palmeira dos Índios/AL. O curso capacitou para a
utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Metodologias
Ativas da Aprendizagem (MAA). Os dados foram constituídos por
netnografia e a análise se fundamentou em estudos de Vani Kenski, Marc
Prensky, Manuel Castells, entre outros, numa pesquisa-ação. Os resultados
apontaram para a utilização de diferentes recursos digitais e demonstraram
a aquisição de e-habilidades de um grupo geracional atípico. Conclui-se que
é possível favorecer ocasiões de formação docente em tempo de pandemia,
e fora dele, oportunizando a reflexão e o uso das TIC para construção
e disseminação do conhecimento na escola.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Barbosa, R. C. (2024). Quando quem ensina de repente aprende: relato de experiências de mestres aprendendo “o novo”. Educação & Linguagem, 25(1), 151–175. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p151-175