Quando quem ensina de repente aprende: relato de experiências de mestres aprendendo “o novo”
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n1p151-175Resumo
Este texto reflete sobre um curso de formação docente, que fez parte
de uma pesquisa-ação e extensão universitária, com sujeitos de Belém/
PB, Pirpirituba/PB e Palmeira dos Índios/AL. O curso capacitou para a
utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Metodologias
Ativas da Aprendizagem (MAA). Os dados foram constituídos por
netnografia e a análise se fundamentou em estudos de Vani Kenski, Marc
Prensky, Manuel Castells, entre outros, numa pesquisa-ação. Os resultados
apontaram para a utilização de diferentes recursos digitais e demonstraram
a aquisição de e-habilidades de um grupo geracional atípico. Conclui-se que
é possível favorecer ocasiões de formação docente em tempo de pandemia,
e fora dele, oportunizando a reflexão e o uso das TIC para construção
e disseminação do conhecimento na escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação & Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.