O tempo e o espaço nos anos iniciais do ensino fundamental: dialogando com a história e a geografia

Autores

  • Derocina Alves Campos Sosa

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n2p101-115

Resumo

O tempo e o espaço nos anos iniciais do Ensino Fundamental: dialogando com a História e a Geografia visa reconhecer como esses temas são trabalhados nesses primeiros anos da vida escolar dos estudantes. É o tempo da construção do sujeito-cidadão, na medida em que os alunos se reconhecem e são reconhecidos como seres históricos inseridos em um meio geográfico que interagem com os demais sujeitos sociais. Essa discussão está prevista hoje no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que passou desde 2017 a nortear os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Através das leituras sobre ensino de História e Geografia nos anos iniciais, passando pela análise dos currículos, podemos identificar alguns elementos que estão presentes nessa aprendizagem e de como ela, a aprendizagem será importante elemento de reafirmação do sujeito históricos e do sujeito geográfico na sociedade.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Sosa, D. A. C. (2024). O tempo e o espaço nos anos iniciais do ensino fundamental: dialogando com a história e a geografia. Educação & Linguagem, 25(2), 101–115. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v25n2p101-115