Formação humana na educação: uma perspectiva moriniana numa dimensão inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p31-48Resumo
O texto em questão tem como objetivo apresentar as contribuições acerca das ideias do livro os sete saberes necessários à educação do futuro conectados aos princípios do pensamento complexo numa dimensão inclusiva. Proposto por Edgar Morin (2003, 2011). Apresenta discussões que visam corroborar para o desenvolvimento da humanidade, da cidadania planetária e da ética indispensável ao enfrentamento das crises sociais e preservação da vida no planeta. Reforma do pensamento complexo, sensibilidade, diversidade cultural, pluralidade dos indivíduos, abordagem transdisciplinar, inclusão, relações e justiça sociais, sustentabilidade e contradições do conhecimento são temáticas necessárias e intrínsecas às práticas pedagógicas propulsoras de uma educação inclusiva transformadora dos seres humanos e do mundo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação & Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.