v. 26 n. 1 (2023): Educação & Linguagem, jan.-jun.

Publicado: 2024-07-25

Dossiê: Inclusão e condição humana

  • Apresentação do Dossiê

    Izabel Cristina Petraglia, Maria Dolores Fortes Alves, Cristina Miyuki Hashizume
    1-3
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p1-3
  • Epistemologia da complexidade e transdisciplinaridade: uma introdução

    Elvis Rezende Messias, Antônio Joaquim Severino, Mariana Silva Mancilha, Izabel Petraglia
    5-29
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p5-29
  • Formação humana na educação: uma perspectiva moriniana numa dimensão inclusiva

    Maria José de Pinho, Kênia Paulino de Queiroz Souza
    31-48
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p31-48
  • Formação humana, diversidade e inclusão: desafios no contexto da Educação Superior

    Cinthia Brenda Siqueira Santiago, Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, Sandra Valéria Limonta
    49-69
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p49-69
  • Atletas com deficiência e natação: um mergulho inclusivo e transdisciplinar

    João Henrique Suanno, Anna Clara Souza Sobral, Marilza Vanessa Rosa Suanno
    71-85
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p71-85
  • Práticas integradoras e inclusivas na educação infantil como alternativa à medicalização do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (tdah), sob o olhar da complexidade

    Maria Betânia Correia de Oliveira, Maria Dolores Fortes Alves, Izabel Cristina Petraglia
    87-104
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p87-104
  • Formação de professores para a educação bilíngue de estudantes surdos: narrativas de professores de Pato Branco

    Luciana de Freitas Bica, Circe Mara Marques, Madalena Pereira da Silva
    105-129
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p105-129
  • A “Janela da Alma” e a inclusão: acuidade e intencionalidade do olhar na educação social

    Cleide Rita Silvério de Almeida, Agnaldo Aparecido Geremias
    131-149
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p131-149
  • Um olhar transdisciplinar para a educação inclusiva no autismo

    Vanderléa Ana Meller, Maria Glória Dittrich, Claudio da Silva
    151-169
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p151-169
  • (AUTO)biografia: contribuições da autonomia e da criatividade para uma estudante surda no curso de Pedagogia

    Vera Lúcia Simão, Camila Pureza Zanotto, Adriana da Silva Ferreira de Oliveira, Thais de Oliveira
    171-193
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p171-193
  • Natação para bebês: um olhar criativo, transdisciplinar e inclusivo sobre as vivências aquáticas do bebê

    João Henrique Suanno, Gabriella Paula Pereira Matos, Marilza Vanessa Rosa Suanno
    195-209
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p195-209
  • Inclusão digital e inteligência artificial na educação: avanços, desafios e oportunidades para alunos e professores da educação básica à educação superior

    Claudio F. André, Adriana Barroso de Azevedo, Fabíola Andrade
    211-236
    DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p211-236