Formação humana, diversidade e inclusão: desafios no contexto da Educação Superior

Autores

  • Cinthia Brenda Siqueira Santiago
  • Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira
  • Sandra Valéria Limonta

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p49-69

Resumo

O artigo apresenta a síntese de uma pesquisa sobre inclusão no contexto da educação superior. O objetivo principal é compreender a importância da formação da comunidade acadêmica para a inclusão de estudantes considerados Público de Atenção da Educação Especial (PAEE), mais especificamente estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, de abordagem qualitativa, que empregou questionários e entrevistas semiestruturadas como procedimentos de coleta de dados, analisados e discutidos a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de formação da comunidade acadêmica para uma melhor compreensão das relações entre formação, educação, diversidade e inclusão, bem como para um atendimento mais humanizado e pedagogicamente orientado das necessidades e demandas dos estudantes PAEE.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Santiago, C. B. S., Teixeira, R. A. G., & Limonta, S. V. (2024). Formação humana, diversidade e inclusão: desafios no contexto da Educação Superior. Educação & Linguagem, 26(1), 49–69. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p49-69

Edição

Seção

Dossiê: Inclusão e condição humana