A “Janela da Alma” e a inclusão: acuidade e intencionalidade do olhar na educação social

Autores

  • Cleide Rita Silvério de Almeida
  • Agnaldo Aparecido Geremias

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p131-149

Resumo

A intencionalidade do olhar, aqui denominada “olhar social” é fruto da dissertação O olhar social como elemento metodológico e constitutivo do processo socioeducativo. O objetivo da pesquisa foi compreender significados produzidos no desenrolar desse processo, com foco na relação entre educador social e socioeducando. A investigação foi fundamentada no pensamento complexo de Edgar Morin, numa abordagem qualitativa, inspirada no “Método in Vivo”. O estudo permitiu afirmar que o trabalho desenvolvido pelo Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) revelava aspectos inclusivos capazes de inspirar adolescentes e jovens envolvidos com a ilicitude na mudança de suas trajetórias de vida. Dentre esses elementos, destacam-se a multiplicidade de espaços educativos, a multidimensionalidade de experiências e vivências e, principalmente, os aspectos relacionais implicados.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Silvério de Almeida, C. R., & Geremias, A. A. (2024). A “Janela da Alma” e a inclusão: acuidade e intencionalidade do olhar na educação social. Educação & Linguagem, 26(1), 131–149. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p131-149

Edição

Seção

Dossiê: Inclusão e condição humana