A “Janela da Alma” e a inclusão: acuidade e intencionalidade do olhar na educação social
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p131-149Resumo
A intencionalidade do olhar, aqui denominada “olhar social” é fruto da dissertação O olhar social como elemento metodológico e constitutivo do processo socioeducativo. O objetivo da pesquisa foi compreender significados produzidos no desenrolar desse processo, com foco na relação entre educador social e socioeducando. A investigação foi fundamentada no pensamento complexo de Edgar Morin, numa abordagem qualitativa, inspirada no “Método in Vivo”. O estudo permitiu afirmar que o trabalho desenvolvido pelo Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) revelava aspectos inclusivos capazes de inspirar adolescentes e jovens envolvidos com a ilicitude na mudança de suas trajetórias de vida. Dentre esses elementos, destacam-se a multiplicidade de espaços educativos, a multidimensionalidade de experiências e vivências e, principalmente, os aspectos relacionais implicados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação & Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.