Um olhar transdisciplinar para a educação inclusiva no autismo

Autores

  • Vanderléa Ana Meller
  • Maria Glória Dittrich
  • Claudio da Silva

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p151-169

Resumo

Posturas transdisciplinares para a educação inclusiva da pessoa com autismo se tornam fundamentais para acolher as necessidades e potencialidades humanas. Para contribuir com as dinâmicas educacionais, o objetivo geral desta pesquisa busca apresentar um olhar transdisciplinar de educação inclusiva para a pessoa com autismo no Atendimento Educacional Especializado de Itajaí/SC. O estudo configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental, com base na hermenêutica fenomenológica. Os resultados indicam que a educação inclusiva é direito social na escola regular e nas instituições especializadas, com atividades coerentes para o cuidado do autismo, sendo a transdisciplinaridade uma postura e prática educativa integradora e ética no ensino-aprendizagem. Entre as pessoas com autismo, o professor e o conhecimento existe um complexus inerente ao processo educacional.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Meller, V. A., Dittrich, M. G., & Silva, C. da. (2024). Um olhar transdisciplinar para a educação inclusiva no autismo. Educação & Linguagem, 26(1), 151–169. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p151-169

Edição

Seção

Dossiê: Inclusão e condição humana