Natação para bebês: um olhar criativo, transdisciplinar e inclusivo sobre as vivências aquáticas do bebê

Autores

  • João Henrique Suanno
  • Gabriella Paula Pereira Matos
  • Marilza Vanessa Rosa Suanno

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p195-209

Resumo

O presente artigo apresenta resultados da pesquisa “Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico” (MATOS, 2023), desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG), que teve por objetivo apresentar uma proposta de prática pedagógica criativa, transdisciplinar e inclusiva para o ensino da natação para bebês a partir de um caminhar autoetnográfico. A problemática do estudo surgiu tendo em vista a inquietude dos autores ao identificarem uma carência de concepções e metodologias que orientassem a prática pedagógica da natação para bebês a partir de um olhar multidimensional, assim como a necessidade de promover ambientes formativos para essa faixa etária com um olhar inclusivo e potencializador de bem-estar e melhoria da qualidade de vida não só para os bebês, mas para toda a família. Nessa pesquisa considerou-se temas, categorias e aspectos pertinentes à natação para bebês, no intuito de abrir caminhos para que produzamos novos sentidos e práticas pedagógicas criativas, integrais e sensíveis na qual a natação para bebês considere também a relação entre os bebês, professores e familiares.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Suanno, J. H., Matos, G. P. P., & Suanno, M. V. R. (2024). Natação para bebês: um olhar criativo, transdisciplinar e inclusivo sobre as vivências aquáticas do bebê. Educação & Linguagem, 26(1), 195–209. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p195-209

Edição

Seção

Dossiê: Inclusão e condição humana

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)