(AUTO)biografia: contribuições da autonomia e da criatividade para uma estudante surda no curso de Pedagogia

Autores

  • Vera Lúcia Simão
  • Camila Pureza Zanotto
  • Adriana da Silva Ferreira de Oliveira
  • Thais de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p171-193

Palavras-chave:

Professora surda; Autonomia; Criatividade; Polinização. Psicopedagógica.

Resumo

A presente pesquisa é parte do fruto de um trabalho de conclusão de curso de Pedagogia, da Universidade Regional de Blumenau e apresenta a experiência de vida e relato das práticas de atuação de uma professora Surda. E teve como objetivo geral, identificar evidências do desenvolvimento da autonomia e da criatividade no processo de formação inicial aplicadas na prática pedagógica, a partir de sua história de vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com narrativa (Auto) biográfica descrita em forma de episódios, apoiada na pesquisa bibliográfica. Como resultado, a pesquisa apontou a importância do desenvolvimento da autonomia e da criatividade nos processos de formação inicial para sua aplicação na prática pedagógica, dando destaque as etapas da Polinização Psicopedagógica descritas por Torre (2019).

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Simão, V. L., Zanotto, C. P., Ferreira de Oliveira, A. da S., & Oliveira, T. de. (2024). (AUTO)biografia: contribuições da autonomia e da criatividade para uma estudante surda no curso de Pedagogia. Educação & Linguagem, 26(1), 171–193. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p171-193

Edição

Seção

Dossiê: Inclusão e condição humana