(AUTO)biografia: contribuições da autonomia e da criatividade para uma estudante surda no curso de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p171-193Palavras-chave:
Professora surda; Autonomia; Criatividade; Polinização. Psicopedagógica.Resumo
A presente pesquisa é parte do fruto de um trabalho de conclusão de curso de Pedagogia, da Universidade Regional de Blumenau e apresenta a experiência de vida e relato das práticas de atuação de uma professora Surda. E teve como objetivo geral, identificar evidências do desenvolvimento da autonomia e da criatividade no processo de formação inicial aplicadas na prática pedagógica, a partir de sua história de vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com narrativa (Auto) biográfica descrita em forma de episódios, apoiada na pesquisa bibliográfica. Como resultado, a pesquisa apontou a importância do desenvolvimento da autonomia e da criatividade nos processos de formação inicial para sua aplicação na prática pedagógica, dando destaque as etapas da Polinização Psicopedagógica descritas por Torre (2019).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação & Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.