Atletas com deficiência e natação: um mergulho inclusivo e transdisciplinar

Autores

  • João Henrique Suanno
  • Anna Clara Souza Sobral
  • Marilza Vanessa Rosa Suanno

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p71-85

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade; Natação; Inclusão.

Resumo

Busca-se nesse artigo apresentar resultados da pesquisa intitulada “Natação sob a perspectiva da epistemologia da complexidade: uma prática criativa de transcendência para atletas com deficiência” (SOBRAL, 2023) e, assim, tratar a natação sob um olhar complexo e inclusivo via para o reconhecimento dos atletas com deficiência na relação transdisciplinar com a transcendência individual do atleta e os seus impactos no meio social, cultural e educativo na realidade brasileira. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamentou-se em (SOBRAL, 2023), Alves (2015), Junior (2008), Bachelard (1998), Berge (1986), Kunz (2015), Moraes (2004), Morin (2003, 2015, 2010), Suanno (2014) e Torre (2004). E tem por base Sobral (2023) que relata sobre a importância das práticas aquáticas na vida dos atletas com deficiência, considerando percepções, emoções e sentimentos. Para os atletas, a natação amplia a relação com a vida, sociais, culturais, físicos e psíquicos, além de oportunizar interação social. Na pesquisa de Sobral (2023) estar em contato com a água revelou-se ser um momento de conexão com o corpo bio-psiquico-espiritual, capaz de desenvolver criatividade, intuição e diversas potencialidades do sujeito, enfim um fluir no mergulho transcendental que é nadar.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Suanno, J. H., Sobral, A. C. S., & Suanno, M. V. R. (2024). Atletas com deficiência e natação: um mergulho inclusivo e transdisciplinar. Educação & Linguagem, 26(1), 71–85. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n1p71-85

Edição

Seção

Dossiê: Inclusão e condição humana