Dimensão ético-profissional da docência pertinente à luz do pensamento complexo
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n2p111-130Palavras-chave:
Ética. Docência. Desenvolvimento profissional docente. Pensamento complexo.Resumo
O presente artigo é ensaio teórico-bibliográfico baseado nas obras de Edgar Morin (2000, 2003, 2012, 2015a, 2015b, 2016, 2017), Morin (Kern, 1995), Morin (Machado; Clote, 2007). O objetivo é refletir e contribuir com apontamentos teóricos para os desafios multidimensionais e complexos no exercício da docência pertinente na contemporaneidade, identificando as dimensões ético-profissionais fundamentadas nos pressupostos éticos do Pensamento Complexo. Ressalta a relevância da ética da compreensão, resistência e magnanimidade como dimensões essenciais para uma docência pertinente. A religação é apontada como chave da missão ética na produção de um conhecimento pertinente, promovendo a contextualização e compreensão da multidimensionalidade da natureza, sociedade e do ser humano no exercício de uma docência pertinente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação & Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.