Dimensão ético-profissional da docência pertinente à luz do pensamento complexo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n2p111-130

Palavras-chave:

Ética. Docência. Desenvolvimento profissional docente. Pensamento complexo.

Resumo

O presente artigo é ensaio teórico-bibliográfico baseado nas obras de Edgar Morin (2000, 2003, 2012, 2015a, 2015b, 2016, 2017), Morin (Kern, 1995), Morin (Machado; Clote, 2007). O objetivo é refletir e contribuir com apontamentos teóricos para os desafios multidimensionais e complexos no exercício da docência pertinente na contemporaneidade, identificando as dimensões ético-profissionais fundamentadas nos pressupostos éticos do Pensamento Complexo. Ressalta a relevância da ética da compreensão, resistência e magnanimidade como dimensões essenciais para uma docência pertinente. A religação é apontada como chave da missão ética na produção de um conhecimento pertinente, promovendo a contextualização e compreensão da multidimensionalidade da natureza, sociedade e do ser humano no exercício de uma docência pertinente.

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

Antunes de Sá, R., Chimenes, E. G., Gonçalves, E. da S., & Galeb, M. da G. (2024). Dimensão ético-profissional da docência pertinente à luz do pensamento complexo. Educação & Linguagem, 26(2), 111–130. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n2p111-130

Edição

Seção

Dossiê: Complexidade: entre limites e horizontes no contemporâneo