Tessituras complexas da formação inicial de Professores no Estágio Supervisionado de Língua Inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n2p131-153

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever e interpretar a natureza do fenômeno da formação inicial no Estágio supervisionado de Língua Inglesa 1 da Universidade Federal de Alagoas. Essa pesquisa, com 3 participantes matriculados no 5º período do curso de Letras Inglês durante o primeiro semestre de 2023, foi registrada no relatório final, nos servindo como instrumento da investigação da experiência vivida pelos participantes e interpretada pela perspectiva subjetiva de dois pesquisadores respaldados pela orientação metodológica da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa (van Manen, 1990; Freire, 2010, 2012, Brauer e Freire 2023) aliada com a visão de formação de professores (Gatti et al, 2019; Schön, 1992; Pérez Gomes, 2002; Contreras, 2002; Ifa, 2006; Nóvoa, 2001; Garcia, 1992) entre tessituras e rupturas da epistemologia da complexidade proposta por Morin (2003, 2010, 2012, 2015). A interpretação desses relatórios revelou a reflexão crítica dos participantes acerca da formação inicial com a identificação do tema conscientização e seus dois subtemas: práxis com sub-subtemas: desmistificação e comprometimento e ensino com seu sub-subtema: posicionamento. A essência do fenômeno está no reconhecimento da importância da reflexão crítico-reflexiva acerca da teoria e prática oriunda de movimentos formativos de provocação e tensão para posicionamento.

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

Ifa, S., & Pitombeira, C. V. (2024). Tessituras complexas da formação inicial de Professores no Estágio Supervisionado de Língua Inglesa. Educação & Linguagem, 26(2), 131–153. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n2p131-153

Edição

Seção

Dossiê: Complexidade: entre limites e horizontes no contemporâneo