Ensino-aprendizagem de inglês: vias transdisciplinares e complexas para a construção do bem viver

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n2p155-172

Resumo

Transdisciplinaridade (NICOLESCU, 2013) e complexidade (MORIN 2015a) são vias possíveis para práticas educacionais na perspectiva da Linguística Aplicada (FREIRE, 2020) e podem contribuir para que as situações de ensino-aprendizagem sejam significativas em contextos que se pautem em um olhar aberto em relação a teorias, metodologias e práticas sociais. Considerando tais premissas, elaboramos e ministramos a alunos de escolas de idiomas duas atividades para a prática da língua inglesa que, acreditamos, tenham contribuído para a construção de conhecimento pertinente e que, potencialmente, podem inspirar professores na elaboração de materiais, buscando trilhar, em suas aulas, caminhos para a conquista do bem viver (MORIN, 2015b). Antes de apresentá-las, iniciamos este artigo com os fundamentos da transdisciplinaridade e complexidade, e sua articulação com a Linguística Aplicada.

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

Muriana, M. B., & Costa, S. L. V. (2024). Ensino-aprendizagem de inglês: vias transdisciplinares e complexas para a construção do bem viver. Educação & Linguagem, 26(2), 155–172. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n2p155-172

Edição

Seção

Dossiê: Complexidade: entre limites e horizontes no contemporâneo