Ensino-aprendizagem de inglês: vias transdisciplinares e complexas para a construção do bem viver
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n2p155-172Resumo
Transdisciplinaridade (NICOLESCU, 2013) e complexidade (MORIN 2015a) são vias possíveis para práticas educacionais na perspectiva da Linguística Aplicada (FREIRE, 2020) e podem contribuir para que as situações de ensino-aprendizagem sejam significativas em contextos que se pautem em um olhar aberto em relação a teorias, metodologias e práticas sociais. Considerando tais premissas, elaboramos e ministramos a alunos de escolas de idiomas duas atividades para a prática da língua inglesa que, acreditamos, tenham contribuído para a construção de conhecimento pertinente e que, potencialmente, podem inspirar professores na elaboração de materiais, buscando trilhar, em suas aulas, caminhos para a conquista do bem viver (MORIN, 2015b). Antes de apresentá-las, iniciamos este artigo com os fundamentos da transdisciplinaridade e complexidade, e sua articulação com a Linguística Aplicada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação & Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.