Auto-heteroecoformação Tecnológica de Professores de Línguas: um olhar complexo sobre o Projeto pedagógico de Cursos de Licenciatura em Letras

Autores

  • Vanessa Ribas Fialho
  • Alan Ricardo Costa
  • André Firpo Beviláqua

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n2p173-196

Resumo

O artigo aborda a formação docente de professores de línguas e propõe repensar a educação no viés do Pensamento Complexo. O objetivo geral é analisar as condições iniciais para a auto-heteroecoformação tecnológica em Cursos de Licenciatura em Letras, avaliando os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de três universidades brasileiras. O estudo, de abordagem qualitativa, com metodologia documental, foca nos PPC como fonte principal. Resultados indicam que: (1) nos três PPC, são perceptíveis condições iniciais para a auto-heteroecoformação tecnológica; (2) o PPC da UF1 é aquele que mais notoriamente discute tecnologias; (3) os documentos estão em sinergia com a Complexidade, no sentido de espraiar questões sobre auto-heteroecoformação tecnológica não apenas em componentes curriculares, mas por toda a formação docente, incluindo projetos e ações de pesquisa, ensino e extensão.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

Fialho, V. R., Costa, A. R., & Beviláqua, A. F. (2024). Auto-heteroecoformação Tecnológica de Professores de Línguas: um olhar complexo sobre o Projeto pedagógico de Cursos de Licenciatura em Letras. Educação & Linguagem, 26(2), 173–196. https://doi.org/10.15603/2176-0985/el.v26n2p173-196

Edição

Seção

Dossiê: Complexidade: entre limites e horizontes no contemporâneo