O LUGAR DO SILÊNCIO NA CULTURA DIGITAL

ANÁLISE DO DISCURSO RELIGIOSO DO CATOLICISMO ROMANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v38n3p263-289

Palavras-chave:

Teologia Prática, Catolicismo Romano, Comunicação, Cultura Digital, Silêncio

Resumo

Vivemos num mundo em tempo real, marcado pela cultura digital, caracterizada pelo excesso de informação. No discurso do catolicismo romano duas realidades se completam: o silêncio e a palavra. A Palavra remete a Deus que rompe o silêncio e revela a sua obra no mundo: libertação, salvação, cura, ação transformadora, justiça. Mas Deus também é silêncio. Um silêncio que supera as palavras humanas, porque não é representável por elas. A proposta deste artigo é fazer uma releitura desse paradoxo, diante da cultura digital, rumo a uma presença plena no ambiente criado pelas novas tecnologias de comunicação. Esse novo espaço de existência oferece inúmeras possibilidades, ao mesmo tempo em que provoca mudanças no ser humano, que constituem desafios ao discurso religioso.

Biografia do Autor

Abimar Oliveira de Moraes, PUC-Rio

Possui graduação em curso livre de Filosofia pela Faculdade Eclesiástica João Paulo II (Rio de Janeiro - 1991), graduação em curso livre de Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - 1994) e graduação em Teologia pela PUC-Rio, mestrado em Teologia Pastoral e Catequética pela Pontificia Università Salesiana (Roma - 2000), mestrado em Teologia Dogmática pela Pontificia Università Gregoriana (Roma - 2001) e doutorado em Teologia Pastoral e Catequética pela Pontificia Università Salesiana (Roma - 2004). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro de 2007 a 2017. De 2018 a 2022, foi Presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE). Atualmente é Coordenador de Área Adjunto dos Programas Acadêmicos de Ciências da Religião e Teologia. É Professor Associado 1 da PUC-Rio onde desenvolve pesquisas na área de Teologia, com ênfase em Teologia Pastoral, Catequética e Sacramentologia, coordenador do Setor de Cultura Religiosa do Departamento de Teologia da PUC-Rio e membro da Comissão da Câmara de Ética em Pesquisa (CEPq) da PUC-Rio. É membro da Sociedade Brasileira de Catequetas (SBCat), do Grupo de Reflexão Bíblico-catequético da CNBB (GREBICAT) e coordenador dos Grupos de Pesquisa Fé e Cultura e Questões Atuais de Teologia Pastoral.

Andréia Durval Gripp Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Teologia Sistemática Pastoral pela PUC-Rio. Professora Agregada 2 da PUC-Rio.

Downloads

Publicado

2025-03-12

Como Citar

Oliveira de Moraes, A., & Durval Gripp Souza, A. (2025). O LUGAR DO SILÊNCIO NA CULTURA DIGITAL: ANÁLISE DO DISCURSO RELIGIOSO DO CATOLICISMO ROMANO. Estudos De Religião, 38(3), 263–289. https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v38n3p263-289