Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas de Publicação

Estudos de Religião publica textos inéditos em português, espanhol, inglês, francês, e italiano. Trabalhos em outras línguas deverão ser traduzidos para o português ou algum dos idiomas listados. Os trabalhos são submetidos ao checklist das normas da revista, à pré-avaliação da Equipe Editorial e, se aprovados, são enviados à avaliação externa de dois (02) avaliadores ad hoc (peer review, double-blind review - avaliação dupla cega). Os autores e autoras devem ter o título de Doutor/a. Pessoas cursando doutorado e mestrado podem publicar, desde que tenha um/a doutor/a como coautor/a.

 

Ética de Publicação em Estudos de Religião

Estudos de Religião considera que é fundamental a atenção a princípios éticos no processo editorial. No check-list são verificados a originalidade e ineditismo do texto utilizando de software de busca, para identificação de plágio e auto-plágio bem como a veracidade dos dados informados e assumidos na submissão.

Dentre os valores éticos, resguardam-se a verdade, coerência e honestidade, a autonomia e a liberdade acadêmicas de autores e avaliadores. Postula-se o direito e o dever da existência de debate acadêmico sobre avaliações, observações e críticas aos textos.

Todos os envolvidos no processo editorial devem primar pelos princípios científicos da objetividade, da crítica, da razoabilidade e da busca da imparcialidade, bem como dos valores éticos da gentileza e do respeito mútuo.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores ou autoras são obrigados/as a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores ou autoras.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O arquivo não deve conter dados do autor ou autora, seja no início do texto, em notas, nem nas informações do arquivo, para garantir uma avaliação cega.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);
  • as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

 

Garantindo uma avaliação cega

Os arquivos devem ser desprovidos de informações de autoria, seja nas partes pré-textuais, no corpo de texto, ou nas informações do próprio arquivo.

Veja como proceder para garantir a avaliação cega:

  • Abra o documento a ser submetido no Word;
  • Acesse o menu [Arquivo];
  • Escolha [Informações];
  • Escolha [Preparar para Compartilhamento];
  • Clique em [Verificando Problemas] -> [Inspecionar Documento] -> [Sim];
  • Escolha entre as várias caixas de verificação disponíveis apenas [Propriedade do Documento e Informações Pessoais];
  • Clique em Inspecionar, depois escolha [Remover Tudo];
  • Salve o documento e feche.

Normas para os textos

Para Artigos

Os artigos devem estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, em Arial ou Times New Roman 12: artigos entre 15 e 25 laudas (aproximadamente entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços), sem contar os resumos e a bibliografia. Textos maiores serão avaliados pela Equipe Editorial e solicita-se esse registro na submissão, em “Comentários para o editor”. 

Observação 1: Os autores ou autoras deverão estar cientes de que a utilização de determinadas imagens pode implicar ocasionalmente a busca de uma declaração ou autorização de seu uso.

Observação 2: Recomenda-se, sempre que possível, utilizar transliterações nos textos, deixando o uso de caracteres especiais (fontes gregas, hebraicas ou de outro idioma) apenas para casos excepcionais em que houver estudo do original. Nesse caso, pede-se que seja feito comentário ao editor para fins de garantir a formatação das fontes.

Os textos deverão seguir obrigatoriamente as seguintes especificações de configuração:

  • O layout de página deverá estar configurado em papel A4, com as margens superior e esquerda definidas em 3 cm e as margens inferior e direita em 2 cm.
  • Os textos deverão utilizar fonte Times New Roman ou Arial em tamanho 12 pt, com espacejamento entrelinhas de 1,5 e recuo de 1,25 cm na primeira linha nos parágrafos.
  • O artigo deve ter um título centralizado, em negrito, tamanho 14, seguido de um resumo com 150 a 200 palavras, apresentando com clareza e concisão o tema do trabalho, os objetivos, a metodologia utilizada e as conclusões, e entre 3 a 5 palavras-chave indicando o conteúdo do artigo, separadas por ponto e vírgula. Também deve ser feito um abstract em inglês, seguido das keywords, bem como um resumen em espanhol, acompanhado das palabras clave. Solicita-se que a tradução seja feita pela própria pessoa autora, e não a partir de sistemas automáticos de tradução, como google translator. Essa parte deve usar espaçamento simples, sem recuo na primeira linha e tamanho da fonte 11.
  • O conteúdo do texto deve ser dividido em tópicos e, eventualmente, subtópicos não numerados, em negrito, sem recuo de primeira linha. Os tópicos do desenvolvimento são de livre atribuição nominal do autor e devem ser obrigatoriamente antecedidos pela “introdução” e seguido pelas “considerações finais” e a lista de “referências”.
  • As citações longas (com mais de três linhas) devem ser transcritas em bloco separado do texto, com recuo esquerdo de 4 cm a partir da margem, justificadas, com a mesma fonte do texto, em tamanho 11, espaçamento 1,0 e SEM ASPAS. As citações curtas (até três linhas) devem ser transcritas no próprio texto, com o mesmo corpo e COM ASPAS.
  • Todas as indicações de citações utilizadas no corpo do texto deverão ser feitas no próprio corpo, com o formato (Sobrenome do autor, Ano, página), de acordo com a norma ABNT 10520, de 2023, como no exemplo: (Alves, 2020, p. 10). Incentivamos que autoras sejam citadas no texto pelo primeiro nome para fins de visibilizar a produção de mulheres.
  • Para maiores detalhes sobre formatação de citações veja a norma completa: https://www.normasabnt.org/citacoes-abnt-nbr-10520-2023/
  • Não deverão ser utilizadas expressões latinas, tais como idem, ibidem, opus citatum em caso de repetição de referência.
  • Citações com mais de um autor, deverão indicar os sobrenomes de todos, porém se houver "quatro autores ou mais, pode ser citado o primeiro autor seguido da expressão al., embora na referência constem todos os autores" (ABNT, 2018, p. 6). Para maiores detalhes sobre como fazer referência pela ABNT, veja a norma completa: https://www.normasabnt.org/nbr-6023/
  • As citações bíblicas deverão ser citadas considerando o nome da Bíblia, ano, referência do livro bíblico e página da Bíblia utilizada, como no exemplo: "Tu, porém, quando deres esmola, [...] e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará". (Bíblia [...], 2011, Mt 6, 3-6, p. 1713).
  • As referências bibliográficas devem ser inseridas ao final, seguindo as normas ABNT 6023, atualizada em 2018, e somente para obras efetivamente citadas no artigo, conforme exemplos:

 

Livro:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome por extenso. Título da obra: subtítulo. Número da edição se não for a primeira. Local de publicação: editora, data.

 

SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 3ª. edição. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

 

Coletânea:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome por extenso. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO/A ORGANIZADOR/A, Prenome (org.). Título da coletânea. Número da edição, quando não for a primeira. Local de publicação: editora, data. páginas do capítulo

MARIANNO, Lília Dias. A profetisa, a feiticeira e a Lei. Análise histórico-social em textos do Primeiro Testamento. In: CARNEIRO, Marcelo, LEONEL, João (org.). Para estudar a Bíblia. Abordagens e métodos. São Paulo: Editora Recriar, 2021.

 

Artigo de periódico:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome por extenso. Título do artigo. Título do periódico, local, volume, número da edição, páginas, data (com meses se constar).

MACHADO, Irene. Experiências do espaço semiótico. Estudos de Religião, São Bernardo do Campo, SP, vol. 29, n.1, pp. 157-176, jan.-jun. 2013.

No caso da fonte ser por via eletrônica, ao final deve constar o link e a data de acesso. Ex: Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/25658/21239. Acesso em: 11 jun. 2024.

 

Trabalhos apresentados em congressos:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome por extenso. Título do artigo. In: NOME DO CONGRESSO OU SIMPÓSIO, número do congresso, ano de ocorrência., cidade onde se deu. Anais... Local de publicação: editora, data. Páginas.

 

Dissertações e teses:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome por extenso. Título da dissertação/tese em itálico. Número de páginas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado) - Nome da Faculdade, Cidade, ano.

 

Texto em jornal de notícia impresso

SOBRENOME, prenome por extenso. Título da reportagem. Título do jornal em itálico, Cidade, Estado, dia, mês (três primeiras letras com exceção abril e maio), ano, sessão, página.

 

PIERUCCI, Antonio Flávio. Cadê nossa diversidade religiosa? Folha de São Paulo, São Paulo, SP, 29 dez., 2002, Caderno A, p. A3.

 

Referências da Internet:

Livro ou artigo na internet

Após a citação completa do livro ou do artigo, conforme as normas já indicadas acima, deve-se acrescentar: Disponível em: link. Acesso em: dia mês abreviado e ano.

 

FOUCALT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 20ª. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. Disponível em: http://comunicacaodasartesdocorpo.files.wordpress.com/2013/11/foucault-michel-vigiar-e-punir.pdf. Acesso em: 15 mai. 2014.

 

Notícia na internet

Título da notícia. Nome do site em itálico. Disponível em endereço da página. Acesso em

dia, mês abreviado (três primeiras letras com exceção de maio e abril), ano.

 

Sob comando do PT, comissão interrompe ações de Feliciano. Folha de São Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/156143-sob-comando-do-pt-comissao-interrompe-acoes-de-feliciano.shtml. Acesso em 14 mar. 2014.

 

Figuras e tabelas

  1. As figuras (quadros, lâminas, plantas, fotografias, gráficos, organogramas, esquemas, desenhos e outros) devem aparecer no local exato do texto e sua identificação deve aparecer na parte inferior, precedida da palavra Figura e seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa e da fonte, se necessário.

 

Para resenhas

Aceitamos resenhas críticas de livros que contribuam, seja prática, seja teoricamente, na área das Ciências da Religião e Teologia, e que tenham sido públicos nos últimos 3 (três) anos. Para as resenhas, admitimos submissões de níveis acadêmicos (incluindo mestres, mestras, mestrandos e mestrandas). As resenhas deverão ter até, no máximo, 15 mil caracteres com espaço, dentro das configurações definidas para artigos, em termos de formatação geral. Não será necessário resumo nem palavras-chave, e as resenhas deverão apresentar um título próprio em português e inglês e, duas linhas abaixo, os dados da referência resenhada, como no exemplo:

 

Diálogo coletivo sobre as Ciências da Religião

Collective Dialogue on Study of Religion

Resenha de: SOUZA, Sandra Duarte de (Org.). Ciências da Religião e Teologia. Epistemologia, identidade e relações. São Paulo: Editora Recriar, 2022.

[Contéudo da resenha, sem divisão por tópicos]

 

Declaração de Direito Autoral

Estou ciente de que, através da submissão voluntária de meu texto ao corpo editorial da revista Estudos de Religião, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UMESP, razão social IES - Instituto Superior de Educação, estou concedendo à mesma a autorização de publicar o respectivo texto na revista a título não oneroso e declarando a originalidade do texto e sua não submissão simultânea a qualquer outro periódico, em meu nome e em nome das demais pessoas coautoras, se eventualmente existirem. Reitero que permaneço como legítimo ou legítima titular de todos os direitos patrimoniais que me são inerentes na condição de autor/a. Comprometo-me também a não submeter este mesmo texto a qualquer outra publicação no prazo de, pelo menos, um (1) ano a partir da data de publicação do texto, além de, em caso de nova publicação, fazer referência à publicação original na Estudos de Religião. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso acarretará infração e consequente punição tal como prevista na Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).

Artigos

Política padrão de seção

Resenha

Política padrão de seção.

Dossiê

Política padrão de seção.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Política de Acesso Livre

ACESSO LIVRE INTEGRAL (Open Access): esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo integral, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, pois proporciona maior democratização de acesso e de divulgação desse conhecimento. Estudos de Religião não solicita pagamento de taxas para submissão e nem para publicação.