Sobre a Revista
A Mandrágora – Revista de Estudos de Gênero e Religião, foi criada em 1994 no contexto do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo e é o primeiro periódico científico brasileiro a apresentar uma produção sistemática de escritos acerca da relação entre gênero e religião, sendo, até os dias atuais, uma revista de referência para os estudos de gênero e religião no Brasil.
Objetivos: propiciar o debate sobre gênero e religião entre pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e de outros países e ser mecanismo de divulgação dessa produção.
Editoras: Clarissa de Franco; Sandra Duarte de Souza; Naira Carla Pinheiro dos Santos; Nirvana O. M. Galvão de França; Vanessa Barboza; Emerson Roberto da Costa.
Conselho Editorial: Maria José Fontelas Rosado Nunes (UNICAMP); Ivone Gebara (EATWOT); Mary Hunt (WATER).
Público-alvo: pesquisadoras, pesquisadores, estudantes, docentes de graduação e pós-graduação da área de Ciências da Religião e áreas afins.
A Mandrágora é um periódico científico online, de acesso aberto, sem qualquer custo para leitura ou envio de conteúdo. A revista é semestral e classificada como A2 no Qualis periódicos (CAPES). Nela são publicados artigos variados que são produto de pesquisas de cunho teórico, empírico, revisão de literatura, resenhas etc., que tenham como eixo fundamental a relação entre gênero e religião. A revista, desde o seu primeiro número, em 1994, tem se dedicado a divulgar a produção científica sobre esse eixo, apresentando números temáticos sobre direitos reprodutivos; direitos sexuais; gênero e raça; violência de gênero; masculinidades; corpo e sexualidades; divindades femininas etc. Além dos números temáticos, nos últimos anos a revista tem publicados dossiês diversos e artigos avulsos, com articulistas nacionais e internacionais de renomadas instituições de ensino e pesquisa.
Os artigos submetidos à revista podem ser escritos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.