A teocratização, privatização e militarização no Governo bolsonaro: perspectivas anti democráticas e contrárias à educação
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/mandragora.v26n1p203-224Resumo
O artigo dá continuidade a um estudo anterior nosso (Clarissa De FRANCO; Eduardo MARANHÃO F°, no prelo), no qual desenvolvemos análise discursiva das falas de três representantes do atual governo federal, buscando identificar como as perspectivas de privatização e teocratização do mesmo têm alicerçado e oprimido a educação - especialmente as políticas educacionais em direitos humanos. Ampliamos esta discussão no presente texto, trazendo uma terceira categoria de análise: a militarização. Identificamos, em discursos governamentais, alguns mecanismos que opõem as categorias aqui levantadas (privatização, teocratização e militarização) a valores plurais religiosos, de gênero e ideológicos. Também identificamos nas falas e ações de representantes do governo a reprodução e o reforço de um pensamento dicotômico e reducionista que estabelece fronteiras cognitivas e dificultam políticas favoráveis às diversidades. Tal pensamento relaciona-se à ideologia de gênesis (Eduardo MARANHÃO F°, 2017) que permeia as bases narrativas de algum modo doutrinárias do governo, alicerçando suas ações privatistas, teocráticas e beligerantes.
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