O recurso à sensualidade como estratégia do Mercado Gospel

Autores

  • Sandra Duarte de Souza
  • João Marcos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/mandragora.v25n2p5-19

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o uso do erotismo e da sedução como parte da estratégia de marketing presente nas produções dos/as “artistas” gospel a partir da década de 1990. Na sociedade de consumo ocidental, o uso da imagem carrega uma carga considerável de exploração de sua corporeidade. Neste sentido, a sensualidade e a erotização visual tornam-se componentes presentes nas artes comerciais publicitárias atuando como atrativo pelo viés do desejo, transformando o corpo num híbrido no qual corpo e produto se misturam. Desta forma, o texto disserta sobre a relação paradoxal do corpo na teologia clássica cristã, no protestantismo e na contemporaneidade através do cenário gospel, demonstrando o processo de traslado e apropriação dentro da cultura visual evangélica, da lógica de mercado secular e consequentemente do uso da sedução como instrumental do marketing religioso.

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Publicado

2024-11-14

Como Citar

Duarte de Souza, S., & Silva, J. M. da. (2024). O recurso à sensualidade como estratégia do Mercado Gospel. Mandrágora, 25(2), 5–19. https://doi.org/10.15603/2176-0985/mandragora.v25n2p5-19

Edição

Seção

Artigos