Ideologia de gênero: os porquês e suas consequências no contexto do Plano Nacional de Educação Brasileiro 2014-2024

Autores

  • Fernanda Marina Feitosa Coelho

Resumo

RESUMO
Nos debates que envolveram o Plano Nacional de Educação 2014-2024,
no Brasil, foram derrubadas as explicitações diretivas, dentre as quais
constavam gênero e orientação sexual. Analisando esse contexto, o
presente artigo defende a necessidade da educação com base em
gênero e orientação sexual no Brasil, tal como já havia sido indicado
no Documento Final da CONAE 2010. Além disso, o texto explana por
que gênero se tornou um grande foco de atuação política de políticos
religiosos e lideranças católicas e evangélicas, de forma que sua
articulação política e suas falas que apontam gênero como ideologia
foram capazes de produzir fobia de gênero na população brasileira.

Downloads

Publicado

2024-12-15

Como Citar

Coelho, F. M. F. (2024). Ideologia de gênero: os porquês e suas consequências no contexto do Plano Nacional de Educação Brasileiro 2014-2024. Mandrágora, 23(2), 247–279. Recuperado de https://revistas.metodista.br/index.php/mandragora/article/view/1260

Edição

Seção

Dossiê “Gênero, Religião e Laicidades”