"A política: um novo espaço de articulação das identidades religiosas e de gênero"

Autores

  • Maria das Dores Campos Machado
  • Christiane dos Passos Guimarães
  • Clara Bandeira de Oliveira
  • Carla Rabelo Barrígio

Resumo

Trata-se de uma análise das lideranças fe­mininas evangélicas com cargos eletivos no Estado do Rio de Janeiro e tem o obje­tivo de esclarecer os fatores que impulsio­nam as integrantes de comunidades religi­osas sexistas para as disputas eleitorais e a participação nas instituições políticas es­sencialmente masculinas.
De início, apresentamos algumas informações sobre o pleito de 2002 e as estratégias adotadas pelas candidatas na disputa pelo voto. Na sessão seguinte traçamos um perfil sócio-educacional das evangélicas eleitas e analisamos as distintas trajetórias políticas. Feito isto, examinamos a relação destas evangélicas com os dirigentes de suas comu­nidades religiosas e das suas agremiações partidárias e, à guisa de conclusão, teceremos algumas considerações sobre a atuação des­tas lideranças durante o ano d_e 2003.

Downloads

Publicado

2025-01-07

Como Citar

Machado, M. das D. C., Guimarães, C. dos P., Bandeira de Oliveira, C., & Barrígio , C. R. (2025). "A política: um novo espaço de articulação das identidades religiosas e de gênero". Mandrágora, 9(10), 8–22. Recuperado de https://revistas.metodista.br/index.php/mandragora/article/view/1499