Uma reflexão sobre as desigualdades de gênero a partir da perspectiva do sūtrā budista Āveṇikadukkhasutta - Os cinco sofrimentos particulares das mulheres
Resumo
Este artigo busca trabalhar o Āveṇikadukkhasutta (os cinco sofrimentos particulares das mulheres), um sutta budista da tradição Páli, a partir das desigualdades de gênero, na cultura indiana antiga e na sociedade contemporânea. Esse sutta apresenta cinco sofrimentos que perpassam a condição feminina, tanto sob o ponto de vista biológico quanto social, como a menstruação, a gravidez e o parto, a separação da família no casamento e a submissão forçada ao homem. Eles são trabalhados no contexto histórico e cultural no qual o texto foi proferido, e considerações sobre como até hoje podemos observá-los em nossa sociedade. Trazemos, por fim, elementos da tradição budista que se opõem diretamente às estruturas que causam esse sofrimento, defendendo a proteção a todos os seres.
Palavras-chave
Āveṇikadukkhasutta, sutta, budismo, desigualdade de gênero
Biografia do Autor
Magda Loureiro Motta Chinaglia
Doutora em Medicina, área de Concentração Tocoginecologia, pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo Conselho Federal de Medicina (RQE 86977) e pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO, 2000). Mestre em Medicina, área de concentração em Ginecologia e Obstetrícia pela UFMG (1988). Graduação em Medicina pela UFMG (1984). Membro da Diretoria e consultora da Reprolatina - Soluções Inovadoras em Saúde Sexual e Reprodutiva. Estuda graduação em Teologia Budista no Instituto Pramana, Valinhos. Leciona no Instituto Pramana.
Ethel Beluzzi
Doutora em Linguística Aplicada, na área de Tradução, pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Mestre em filosofia, na área de Epistemologia Moderna, pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2011) e graduada em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2023). Formada em Teologia Budista pelo Instituto Pramana (Associação Buda Dharma). Leciona no Instituto Pramana.