Self-Oriented and Other-Oriented Motives and Their Influence on Volunteer Engagement in Brazilian Evangelical Religious Organizations
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a influência de motivos
self-oriented e other-oriented no engajamento de voluntários
brasileiros que atuam em organizações religiosas evangélicas.
Trata-se de um estudo quantitativo-descritivo com amostra de
311 voluntários residentes em 21 estados brasileiros. Os resultados
mostram que o engajamento foi positivamente reforçado mais
por motivos other-oriented do que por motivos self-oriented,
mas ambos são forças impactantes que impulsionam o voluntariado.
Os resultados oferecem contribuições teóricas e gerenciais,
apontando para questões ainda pouco observadas no contexto
do voluntariado brasileiro, ampliando a complexidade do fenômeno
e aumentando a necessidade de mais pesquisas sobre o
tema. Poucos estudos procuraram identificar se os motivos que
um voluntário tem para o voluntariado podem implicar mais ou
menos engajamento, principalmente no contexto de organizações
religiosas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Organizações em Contexto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.