Self-Oriented and Other-Oriented Motives and Their Influence on Volunteer Engagement in Brazilian Evangelical Religious Organizations

Autores

  • Henrique Judson Amorim Coelho
  • Jandir Pauli
  • Shalimar Gallon

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a influência de motivos
self-oriented e other-oriented no engajamento de voluntários
brasileiros que atuam em organizações religiosas evangélicas.
Trata-se de um estudo quantitativo-descritivo com amostra de
311 voluntários residentes em 21 estados brasileiros. Os resultados
mostram que o engajamento foi positivamente reforçado mais
por motivos other-oriented do que por motivos self-oriented,
mas ambos são forças impactantes que impulsionam o voluntariado.
Os resultados oferecem contribuições teóricas e gerenciais,
apontando para questões ainda pouco observadas no contexto
do voluntariado brasileiro, ampliando a complexidade do fenômeno
e aumentando a necessidade de mais pesquisas sobre o
tema. Poucos estudos procuraram identificar se os motivos que
um voluntário tem para o voluntariado podem implicar mais ou
menos engajamento, principalmente no contexto de organizações
religiosas.

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

Amorim Coelho , H. J., Pauli , J., & Gallon , S. (2024). Self-Oriented and Other-Oriented Motives and Their Influence on Volunteer Engagement in Brazilian Evangelical Religious Organizations. Organizações Em Contexto, 20(39). Recuperado de https://revistas.metodista.br/index.php/organizacoesemcontexto/article/view/11