A Influência da Informação Prévia na Escolha de Websites em Mecanismos de Busca

Autores

  • João Vicente Rosa de Souza

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v19n37p205-224

Resumo

Este artigo aborda a importância, o funcionamento e as consequências da otimização de posicionamento de site no ranking de resultados em uma busca na internet. Dessa forma, optou-se pelo método experimental, composto por uma simulação de acesso a um site de pesquisa em conjunto com um questionário fechado, caracterizando a captação de dados como quantitativa. O experimento, de desenho fatorial de ordem um, onde manipulou-se a informação prévia dos participantes, foi aplicado em 70 estudantes de uma faculdade do norte do Estado do Rio Grande do Sul. Desse modo, foram convidados a participar do estudo alunos dos cursos de Graduação em Administração de Empresas e Direito. Os resultados encontrados demonstraram a influência e relevante importância da informação prévia, comprovando para as empresas que esse tipo de ferramenta deve ser priorizada no ambiente de comércio virtual. Constatou-se, também, que consumidores que possuem menos informações sobre o produto tendem a visitar os primeiros sites listados como resultados da busca.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Rosa de Souza , J. V. (2024). A Influência da Informação Prévia na Escolha de Websites em Mecanismos de Busca. Organizações Em Contexto, 19(37), 205–224. https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v19n37p205-224