Sensemaking e declínio organizacional: narrativas da mídia e dos gestores de livrarias de Uberlândia – MG
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v19n38p229-269Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a construção de sentido
(sensemaking) de proprietários de pequenas livrarias na cidade
de Uberlândia – MG a partir de macro narrativas da mídia sobre
declínio do setor de livrarias. Este estudo está fundamentado
na perspectiva do sensemaking organizacional como um processo
narrativo e no conceito de declínio organizacional. Nos
procedimentos metodológicos, utiliza-se o método de pesquisa
narrativa, por meio de uma análise da narrativa jornalística da
mídia sobre o negócio de livros no país e a realização de entrevistas
narrativas com gestores de pequenas livrarias da cidade de
Uberlândia-MG. Os resultados mostram que, ainda que o setor
de livrarias como um todo enfrente mudanças na digitalização
das vendas e consumo de livros, além da chagada da empresa
Amazon ao Brasil, os gestores interpretam essas mudanças de
modo diferente. As pequenas livrarias passaram a se especializar
em nichos e reduziram a estrutura de custos, grandes livrarias
buscaram atrair clientes pelo preço, o que impactou o lucro e
não trouxe os resultados esperados por essas grandes empresas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Organizações em Contexto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.