Sensemaking e declínio organizacional: narrativas da mídia e dos gestores de livrarias de Uberlândia – MG

Autores

  • Isabela Ladeia Santos
  • Jacquelaine Florindo Borges

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v19n38p229-269

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a construção de sentido
(sensemaking) de proprietários de pequenas livrarias na cidade
de Uberlândia – MG a partir de macro narrativas da mídia sobre
declínio do setor de livrarias. Este estudo está fundamentado
na perspectiva do sensemaking organizacional como um processo
narrativo e no conceito de declínio organizacional. Nos
procedimentos metodológicos, utiliza-se o método de pesquisa
narrativa, por meio de uma análise da narrativa jornalística da
mídia sobre o negócio de livros no país e a realização de entrevistas
narrativas com gestores de pequenas livrarias da cidade de
Uberlândia-MG. Os resultados mostram que, ainda que o setor
de livrarias como um todo enfrente mudanças na digitalização
das vendas e consumo de livros, além da chagada da empresa
Amazon ao Brasil, os gestores interpretam essas mudanças de
modo diferente. As pequenas livrarias passaram a se especializar
em nichos e reduziram a estrutura de custos, grandes livrarias
buscaram atrair clientes pelo preço, o que impactou o lucro e
não trouxe os resultados esperados por essas grandes empresas.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Santos , I. L., & Borges , J. F. (2024). Sensemaking e declínio organizacional: narrativas da mídia e dos gestores de livrarias de Uberlândia – MG. Organizações Em Contexto, 19(38), 229–269. https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v19n38p229-269