Sensemaking e declínio organizacional: narrativas da mídia e dos gestores de livrarias de Uberlândia – MG
DOI:
https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v19n38p229-269Resumen
O objetivo desta pesquisa é analisar a construção de sentido
(sensemaking) de proprietários de pequenas livrarias na cidade
de Uberlândia – MG a partir de macro narrativas da mídia sobre
declínio do setor de livrarias. Este estudo está fundamentado
na perspectiva do sensemaking organizacional como um processo
narrativo e no conceito de declínio organizacional. Nos
procedimentos metodológicos, utiliza-se o método de pesquisa
narrativa, por meio de uma análise da narrativa jornalística da
mídia sobre o negócio de livros no país e a realização de entrevistas
narrativas com gestores de pequenas livrarias da cidade de
Uberlândia-MG. Os resultados mostram que, ainda que o setor
de livrarias como um todo enfrente mudanças na digitalização
das vendas e consumo de livros, além da chagada da empresa
Amazon ao Brasil, os gestores interpretam essas mudanças de
modo diferente. As pequenas livrarias passaram a se especializar
em nichos e reduziram a estrutura de custos, grandes livrarias
buscaram atrair clientes pelo preço, o que impactou o lucro e
não trouxe os resultados esperados por essas grandes empresas.
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