Significados do consumo na propaganda em datas comemorativas

Autores

  • Edson Roberto Scharf
  • Elton Belz
  • Ana Cláudia Rutzen Silva

DOI:

https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v17n33p73-92

Resumo

Este estudo trata do comportamento do consumidor e do consumo
como representação social. Basicamente, pretende examinar
como a mensagem e a expressão presentes em comerciais de
empresas anunciantes diferem entre si em uma mesma data comemorativa,
a partir da perspectiva da significação do consumo.
Utilizou tipologia explicativa quanto aos seus fins e documental
quanto aos seus meios, adotando a técnica de Análise do Discurso
e preceitos de Lazović (2012) para análise de expressão e mensagem.
Como resultados, tanto a mensagem quanto a maneira de se
expressar se mostraram muito diferentes entre as organizações.
Apesar da data comemorativa ser uma espécie de homenagem a
alguém ou pela passagem de algum evento, empresas adotam a
comunicação afetiva enquanto outras se utilizam do espaço para
se comunicar comercialmente, sem ressignificação do consumo

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Publicado

2024-06-13

Como Citar

Scharf , E. R., Belz , E., & Silva , A. C. R. (2024). Significados do consumo na propaganda em datas comemorativas. Organizações Em Contexto, 17(33), 73–92. https://doi.org/10.15603/2176-0985/roc.v17n33p73-92